fbpx

O Farmacêutico teve a Terapia Floral (Floralterapia) regulamentada pelo CFF em 2015 através da Resolução 611. O Farmacêutico é o profissional que prepara os florais na farmácia magistral, então, muitos colegas aguardavam ansiosos por esse reconhecimento. Assim como outros profissionais, eu já atuava há muitos anos com Terapia Floral de modo segregado das atividades da profissão farmacêutica. Tenho muito orgulho de dizer que fomentei e participei desta conquista juntamente com outras colegas!

Dentro da Terapia Floral, o Farmacêutico pode atuar de diversas formas:

  • Prezando pelas Boas Práticas de Fabricação no preparo de florais em farmácias de manipulação ou indústrias;
  • Sendo Responsável Técnico de Indústrias e farmácias produtoras de florais;
  • Na dispensação, orientando os pacientes quanto aos cuidados específicos e modo de uso;
  • Propondo projetos na Saúde Pública, uma vez que também participa da compra de insumos, além da área clínica;
  • Atendendo pacientes com Terapia Floral em consultório farmacêutico (de modo individual ou ligado a estabelecimento farmacêutico) ou em equipes multiprofissionais.

Muito farmacêuticos têm se interessado por essa área nos últimos anos, pois tem foco na humanização do cuidado e colabora com o uso racional de medicamentos uma vez que pode diminir a necessidade de certas intervenções farmacológicas (quando diminui dores, por exemplo). Essa é uma questão importante em pessoas polimedicadas como os idosos que usam muitos medicamentos de forma contínua.

Oferecer um atendimento diferenciado agrega valor à atuação e melhora o relacionamento entre profissional de saúde e paciente!

E você? Já pensou em ser um Farmacêutico além da química?

Nenhuma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *