Comecemos por Enfermagem, pois é a profissão que + contribuiu para que as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) chegassem ao que são hoje, sendo os profissionais que, disparado, + publicam estudos científicos na área. Ainda, o CONFEN foi o primeiro Conselho Profissional a regulamentar a área em 1997!

Enfermeir@s são cuidador@s por excelência, então a Terapia Floral (TF) tem tudo a ver com a profissão!

O contato mais presente e mais próximo que muitos pacientes têm quando internados, ou seja, aqueles que estão à disposição para escutar, dar conforto e ajudar quando necessário.

TF é cuidado emocional promovendo bem-estar aos pacientes. Sabemos que o estado emocional é fundamental na recuperação da saúde e diminuição de agravos!
Enfermeir@s podem fazer uso de florais no leito de modo individualizado se for permitido, ajudando o paciente a se acalmar, dormir melhor e se recuperar mais rapidamente p/ ter alta.
Aqueles cuidadores domiciliares podem promover melhor qualidade de vida a pacientes e familiares usando essências florais específicas.
Ainda, é possível usar de modo coletivo, em UTIs, salas de espera, grupos específicos de pessoas (idosos, gestantes, tabagistas, pacientes oncológicos, renais, etc.), equipe profissional, entre outros, borrifando florais nesses ambientes. Isso melhora a atmosfera desses locais, acalmando e trazendo bem-estar a essas pessoas.
Enfermeir@s podem atender individualmente em consultório tratando especificamente cada paciente.
Interessante citar que podem usar para si mesm@s! Sim! Enfermagem pode ser uma profissão muito estressante e são profissionais importantíssimos que devem estar atentos, presentes e focados no que estão fazendo. Todos temos problemas pessoais, além das questões inerentes à profissão. Há vários artigos citando a Enfermagem como uma das profissões + estressantes. El@s precisam de atenção também, assim como aqueles de que eles cuidam. Cuidar do cuidador é fundamental e enfermeir@s merecem esse autocuidado!

A TF pode ser usada no âmbito público ou privado e são inúmeras possibilidades!
Você tem algo a dizer sobre essa atuação? Comente aqui com a gente!

Nenhuma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *