A maioria das mulheres, antes de entrar na menopausa passa pelo climatério, que é um período durante o qual a secreção dos hormônios ovarianos diminui e ocorre o espaçamento dos ciclos menstruais. Nessa fase, a mulher pode ficar vários meses sem menstruar, depois volta a ter fluxos irregulares, até a suspensão completa da menstruação, quando se caracteriza a entrada na menopausa. Algumas mulheres passam pelo climatério sem perceber; quando se dão conta não estão mais menstruando, p/ outras, no entanto, pode durar até 10 anos. Os sintomas podem se estender também na menopausa. Destacam-se as ondas de calor, variação no peso, desinteresse sexual, depressão, etc..

A transformação biológica em que a mulher deixa de ser reprodutiva, também representa uma espécie de marco no universo psíquico feminino.É uma fase que a mulher atravessa solitária, refletindo sobre a sua trajetória existencial. Enquanto estava envolvida com as atribulações do cotidiano não se dava conta do seu real valor. Nesse período surgem as crises de identidade. São feitas reflexões acerca dessa nova mulher.

Um questionamento frequente que eu ouço no consultório é “o que eu fiz da minha vida?”

As mulheres mais sujeitas a apresentarem intensos sintomas com a chegada do climatério são as que possuem fortes conflitos emocionais, tais como: revolta com entes queridos, rompimentos amorosos não elaborados, profundos descontentamentos com o parceiro e outros fatores traumáticos. É recomendado que se faça um trabalho interior de reorganização afetiva e principalmente de elaboração dessas espécies de “nós” psicoemocionais, despojando-se das amarguras e resgatando a harmonia interior.

Os calorões podem representar desejos eróticos não satisfeitos. O não vivido se torna quente. O suor mostra uma mulher ardente que muitas vezes não tem consciência disso e transborda. É difícil aceitar isto, pois sempre reprimiu estes sentimentos.

HORMINA é um Fi-floral de Minas que atua na integração do sistema energético e glandular feminino, ajudando na regulação hormonal. Pode ser usado em questões menstruais ou no climatério com excelentes resultados. Uma mistura sinérgica mara!

Categoria:

Nenhuma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *