Se você não está totalmente realizad@ em sua atuação profissional, provavelmente já pensou em chutar o balde e mudar de área, ou até mesmo de profissão. E se eu disser que me reinventei em minha atuação sem, no entanto, sair de minha profissão?

Particularmente, gosto de várias dessas áreas dentro da minha profissão, mas acredito que as pessoas possam ser o que quiserem e também possam ser várias coisas ao mesmo tempo! Digo mais: podem ser boas em todas elas! Por que não? Somos seres com grande potencial e o universo nos disponibiliza infinitas possibilidades. Muitas vezes são nossas crenças limitantes que nublam nossa visão e nosso potencial.

Sempre gostei muito da área industrial e, desde o técnico em química, era nisso que eu queria atuar. Entrei na Farmácia UFRGS focada em fazer a ênfase em alimentos, pois queria atuar em indústria de alimentos: mais especificamente com ração animal. Já trabalhei com pesquisa & desenvolvimento em indústria cosmética, veterinária e farmacêutica. Eu adoro lote!! Nas horas vagas, atendia pacientes com Terapia Floral: era meu plano B que sempre me salvou no “entre empregos”!

Há alguns anos, fui convidada a integrar uma comissão assessora da diretoria do CRF-RS na área de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)! Relutei no início enchendo-os de questionamentos, pois tinha receio de não dar conta em função das atividades na indústria veterinária em que estava. Adorei retomar essa área, meio deixada de lado na época! Mais tarde, acabei saindo dessa indústria para me dedicar à consultoria que, pasmem: passou a receber projetos de indústrias de florais também!

Então, com o tempo mais flexível, comecei a dar palestras para colegas farmacêuticos através do CRF. Fui chamada para muitas semanas acadêmicas e sempre estava disponível, e isso fez toda a diferença! Não ganhava nada para fazer isso, mas adorava levar aquilo que eu amava, e que mudou minha vida, para mais pessoas! Meu olho brilha até hoje ao fazer isso! Fazer algo por amor à causa é algo incrível!

Me senti muito bem preparando o conteúdo, dando as palestras e esclarecendo as dúvidas dos alunos! Lembrei de como isso antes seria impossível, visto que eu sempre fui muito tímida e me considerava um “bicho do mato”! Como eu saí disso? Tomando florais!! Mas isso eu vou contar em outro artigo. 😊

Fui ficando conhecida e, acredito que meu encantamento contagiou outras pessoas que queriam saber mais sobre aquele assunto! Então, comecei a ser convidada a dar cursos nessa área em diversas universidades: UCPel, Feevale, UFRGS, UFRJ, Estácio/FIB, URI Erechim, ULBRA, UNIJUÍ, entre outras… além da AFARGS! Alguns cursos mais curtos e pontuais e outros mais longos e mais abrangentes, mas o importante é que comecei a formar terapeutas florais, dos quais muitos se reinventaram e se encontraram profissionalmente nesse recurso terapêutico: seja como uma área de atuação profissional, ou como uma ferramenta de crescimento pessoal.

Isso foi tomando tamanha proporção que deixou de ser meu plano B para se tornar minha atividade principal. Hoje, eu tenho minha própria escola de formação de terapeutas e tenho muito mais alunos, além dos pacientes que atendo individualmente. Continuo assessorando voluntariamente o CRF-RS e fui chamada a colaborar com o CFF também!

Já formei farmacêuticos, enfermeiras, médicas veterinárias, médicas, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, biólogas, biomédica, e até mesmo advogadas e arquitetas em Terapia Floral. Além, claro, daquelas pessoas que não tinham uma profissão regulamentada e que passaram a atuar na área da saúde a partir da conclusão do curso!

A pandemia trouxe a abertura para a realização de cursos online e isso ampliou muito o público que posso atingir. Vibro e comemoro cada aluno meu que conquista novos espaços e novas possibilidades a partir do Curso de Formação em Terapia Floral! Amo quando eles vêm compartilhar comigo que melhoraram seus resultados! São conquistas diárias que ampliam seus ganhos financeiros, trazem muita realização profissional e, acima de tudo são muito gratificantes! Seus olhos brilham quando contam que ajudaram alguém que não estava feliz com algo em sua vida e veio dar um feedback positivo a respeito do tratamento. Desde uma pessoa que eles ajudam a dormir bem sem necessitar de medicamentos (que em contrapartida, trazem efeitos adversos), até alguém que venceu sua insegurança e criou coragem pra viver seu sonho de vida… ou sair de um relacionamento tóxico! Ver meus alunos vencendo e crescendo não tem preço e suas vitórias eu comemoro como se também fossem minhas!

Nossa missão é florir o Planeta, afinal, gente feliz não incomoda! Floralize-se!

Nenhuma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *