O endométrio é um revestimento do útero que produz substâncias nutritivas e muco para nutrir o óvulo no caso de ocorrer fecundação e ele se implantar no endométrio. Na endometriose o endométrio estravaza e vai parar em locais fora do útero, não sendo eliminado como o restante durante a menstruação, causando inflamação, dor e outros sintomas relacionados.

Do ponto de vista simbólico, a endometriose é uma manifestação da feminilidade no lugar errado. A mulher acaba afetada dirige sua feminilidade contra si mesma. Muitas levam uma vida ficíil ou estressante e precisam lutar em várias frentes, podendo rejeitar o feminino para se defender. Uma vez por mês a ferida aberta volta a incomodar e mostrar que algo não vai bem. Algumas interpretações citam o medo da feminilidade, do desejo de ser mãe e da condição feminina como um todo.

Outros autores falam sobre dificuldade em colocar limites na vida, que se manifesta no corpo quando permite que células estranhas ao ambiente consigam invadir o espaço das outras.

Segundo Valcapelli, é a tentativa da mulher em se afirmar como pessoa diante daqueles que a cercam. O mecanismo adotado para alcançar esse objetivo é o de querer que os outros sejam iguais a si, que pensem e ajam à sua maneira. “se todos forem iguais a mim, não vou me sentir inadequada”. Isso representa não estar segura quanto ao seu próprio jeito de ser.
Temos o direito de ser diferentes dos outros, não queira “forçar a barra” para que as pessoas sejam como você. Respeite o seu estilo e o do outro, deixando que cada um faça à sua maneira.

Há outros florais que podem ajudar mulheres que se enquadrem em cada um destes perfis emocionais, mas, particularmente, gosto muito de Feminalis (Minas) para questões femininas. É um composto floral de valor nos ciclos e nas transições biológicas da mulher, em especial no climatério (menopausa) e na menstruação. Ajuda na superação de sintomas da TPM – tensão pré-menstrual (irritabilidade, mau humor, nervosismo, supersensibilidade, depressão, angústia, choro fácil).

Você sofre com endometriose? Isso tudo faz sentido para você? Comente.

Categoria:

Nenhuma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *