fbpx

Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, como braços, pescoço e colo. Afeta mais as mulheres, podendo ser vista também em homens.
.
Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais orais, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz UV e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia seu surgimento.
.
Nossa pele representa a proteção da nossa individualidade. Emocionalmente falando, manchas na pele significam que, de alguma maneira, estamos nos sentindo ameaçadas. Quando temos dificuldade em transmitir nossos pensamentos e não conseguimos nos fazer entender, elas aparecem no rosto e indicam as “manchas” na nossa comunicação.
O medo de ter seu espaço vital invadido provoca ansiedade e, consequentemente, a liberdade se torna limitada. O organismo reage com manchas e, dependendo de onde elas surgirem, será possível saber qual é o problema emocional.
.
Então, na metafísica da saúde, melasmas simbolizam o medo da invasão na sua vida ou a iminência de alguma ameaça.
Pode-se dizer ainda que manchas escuras estão muito relacionadas com o fígado, com toxinas que sobrecarregam o órgão. Se fígado está relacionado a raiva na Medicina Chinesa, podemos dizer que a pessoa se sente ameaçada e reage com raiva a isso. Ou ainda, que sua raiva contida, não expressa está se “expressando” no rosto.
.
Talvez o floral que mais simbolize este processo seja Grevilia (SG). Transmuta sentimentos de raiva, irritação e nervosismo, quando somos invadidas em nossos limites por outros. Quando nos sentimos invadidas em nossas questões por pessoas que parecem sem noção. Muitas vezes isso irrita muito, mas não conseguimos agir a tempo. Útil também, p/ quem é invadida em seus limites e não percebe. Também para o oposto: p/ quem avança sobre os limites físicos e psicológicos alheios.

Categoria:

Nenhuma Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *