Difícil achar uma mulher q não tenha passado por algum tipo de violência ou abuso ainda q possa não ter consciência disso.

A violência contra a mulher pode ser física, moral, patrimonial, sexual ou psicológica. Essas formas de agressão são complexas, perversas, não ocorrem isoladas umas das outras e têm graves consequências p/ ela. Qualquer uma dessas constitui ato de violação dos direitos humanos e deve ser denunciada.

Vivemos em uma sociedade q carrega um histórico patriarcal de abusar e de calar nossa voz, condenando muitas vezes a própria vítima pelo abuso. São séculos de abusos e muitas gerações de mulheres afetadas cujos DNAs carregamos até os dias de hoje.

Romper com isso não é nada fácil. Se ela vai adiante na denúncia, há quem a condene por “estragar a vida do cara”! Como é? E a vida dela que nunca mais será a mesma? É desumano, é cruel e é insano!

No consultório, muitas vezes a pauta principal não é essa, pois é muito doído mexer de novo na ferida. Muitas pacientes vêm com algum problema de somatização, mas q tem fundo num relacionamento tóxico ou acontecimento trágico. Entretanto, no decorrer do tratamento, no elo de confiança q se estabelece entre paciente e terapeuta, aquela dor vai se descortinando e as causas originais do problema vão se revelando.

É triste. Tem vezes q dá vontade de abraçar e chorar junto. Às vezes eu choro.
Mas quero q saibam q há uma rede de apoio, há uma corrente de sororidade q podemos ativar p/ nos protegermos umas às outras. Há defensoras públicas dedicadas ao assunto, há abrigos específicos e secretos onde mulheres são recebidas com os filhos (sim, pq além de tudo, há crianças envolvidas) e orientadas da melhor forma possível. Não se cale! Você não está sozinha.

Há muitos florais p/ abusos, mas escolhi falar de algo geral. JASMIM MADAGASCAR (SG) trabalha quem viveu situação de muito sofrimento, quem foi brutalmente ameaçada, acuada e teve que se calar para não sofrer + agressões físicas ou morte. Sob o jugo de pessoas perversas, não puderam receber qqr tipo de ajuda ou proteção. Situação de total solidão e impotência e por isso têm problema de comunicação.

Categoria:

Nenhuma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *