Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, como braços, pescoço e colo. Afeta mais as mulheres, podendo ser vista também em homens.
.
Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais orais, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz UV e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia seu surgimento.
.
Nossa pele representa a proteção da nossa individualidade. Emocionalmente falando, manchas na pele significam que, de alguma maneira, estamos nos sentindo ameaçadas. Quando temos dificuldade em transmitir nossos pensamentos e não conseguimos nos fazer entender, elas aparecem no rosto e indicam as “manchas” na nossa comunicação.
O medo de ter seu espaço vital invadido provoca ansiedade e, consequentemente, a liberdade se torna limitada. O organismo reage com manchas e, dependendo de onde elas surgirem, será possível saber qual é o problema emocional.
.
Então, na metafísica da saúde, melasmas simbolizam o medo da invasão na sua vida ou a iminência de alguma ameaça.
Pode-se dizer ainda que manchas escuras estão muito relacionadas com o fígado, com toxinas que sobrecarregam o órgão. Se fígado está relacionado a raiva na Medicina Chinesa, podemos dizer que a pessoa se sente ameaçada e reage com raiva a isso. Ou ainda, que sua raiva contida, não expressa está se “expressando” no rosto.
.
Talvez o floral que mais simbolize este processo seja Grevilia (SG). Transmuta sentimentos de raiva, irritação e nervosismo, quando somos invadidas em nossos limites por outros. Quando nos sentimos invadidas em nossas questões por pessoas que parecem sem noção. Muitas vezes isso irrita muito, mas não conseguimos agir a tempo. Útil também, p/ quem é invadida em seus limites e não percebe. Também para o oposto: p/ quem avança sobre os limites físicos e psicológicos alheios.

Categoria:

16 Respostas

        • Teria que analisar bem a localização, mas pode ter a ver com julgamentos precipitados acerca de algo, ou apego as complicações do passado, frustração e vitimismo.

        • Interessante, foi a mesma coisa comigo, surgiu depois de um nervosismo muito grande com o meu espaço envadido. Apareceram nas bochechas uma de cada lado. Mas será que tem a possibilidade de sumir com o tempo de forma definitiva?

          • Os meus sumiram depois que eu tratei as causas. Nunca mais voltaram. Estamos falando de 2007 até hj. Claro, que tem todo o período de trabalhar a causa e da pele ser renovada, mas com a associação de recursos complementares entre si, sim é possível. Melasma é muito devido a estresse: o pessoal da dermato sabe disso.

      • Interessante, foi a mesma coisa comigo, surgiu depois de um nervosismo muito grande com o meu espaço envadido. Apareceram nas bochechas uma de cada lado. Mas será que tem a possibilidade de sumir com o tempo de forma definitiva?

  1. Amei a explicação e fez muito sentido. Gratidão por compartilhar os seus conhecimentos. Vou procurar pelo floral. Estou com dois melasmas nas bochecas que apareceram em dezembro de 2020 logo apos um tombo traumático e junto com uma separação.

    • Se quiseres marcar uma consulta para a gente conversar, seria ótimo! Pois não somos seres complexos e várias questões costumam estar envolvidas por trás dos problemas. O ideal seria fazer uma fórmula composta e conversarmos para a reflexão do problema. Estamos juntas! bj.

    • Estava tudo bem com minha pele até 2020 eu sou carioca acostumada com sol de 4o ° porém vendi minha casa e me mudei pra minas gerais morei e em cima da montanha o frio chegou a 2° eu me sentia literalmente invadida pelo frio …e o trauma foi minha querida gata morrer de pneumonia devido a mudança de clima (segundo a veterinária) depois veio a pandemia e por causa de falta de dinheiro vim morar com a minha mãe e pai (eles são intrusivos ,me tratam como uma retardada em 3 anos meu rosto estourou melasma super escuro (sou branca) principalmente em cima da boca …tô com 40 anos e tomo anticoncepcional regularmente a 18 anos ,meu sonho é morar em outra cidade. Não tenho privacidade.e eu que pensei que esse melasma repentino foi porque usei muito celular a pandemia toda …até cheguei a falar pra minha mãe que eu me sinto estuprada quando ela fica me gritando e se metendo nos meus assuntos pessoais

      • Sinto muito… não é nada fácil! Gostarias de conversar? Vamos marcar uma consulta para ver essas questões? Tenho certeza de que poderias melhorar. Bj.

      • Acontece sim! A célula guarda a memória da mancha e sempre que recebe estímulo, volta a produzir o acúmulo de melanina! Eu associo várias técnicas pra trabalhar melasma. Não é rápido o processo, mas funciona!

  2. A 6 meses venho tratando e some e volta, quando me dei conta que poderia ser algo até mesmo espiritual.
    Estou desanimada com a minha pele, ultima seção de micro agulha mento tinha fica limpa as machas e voltou tudo de novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *