O que é “EMOÇÃO” pra Psicologia? A Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional define “emoção” como a “responsável por gerar respostas e comportamentos que garantam a sobrevivência de uma pessoa diante de um estímulo externo, de modo proteger ou impulsionar o indivíduo para a realização de algo, as emoções fazem parte da vida humana.”
😋
Espero que a 1ª lição que tenhamos tirado dessa série de postagens seja que TODAS AS AS EMOÇÕES IMPORTAM E SÃO “NEGATIVAS” OU “POSITIVAS”, DEPENDENDO DO CONTEXTO E DA INTENSIDADE!
🧐
Quando acolhemos nossas emoções no lugar de tentar fugir do que é desagradável aos nosso ver, é possível lidar com os problemas de frente e atingir maturidade. Também vale não confundir felicidade com alegria. Ter uma vida que se considera feliz, não significa estar alegre o tempo todo.
🙃
Outra questão importante é que não estamos no controle de nada! Ter inteligência emocional é saber lidar com as frustrações e administrar bem as emoções não as abafando como muitas vezes fazemos! Não esqueça: “quando a boca cala, o corpo fala” e os problemas físicos são manifestações do corpo àquelas emoções que estão desequilibradas e/ou muitas vezes, escondidas por não sabermos lidar com elas ou, ainda, porque acharmos que a “sociedade” não entenderia. Então, É IMPORTANTE OLHAR O INTERIOR E ACOLHER AS EMOÇÕES PARA NÃO SERMOS SABOTADOS POR NÓS MESMOS!
🥺
CRISES NOS LEVAM AO AUTOCONHECIMENTO é outra lição importante! Reconhecer padrões que estão por trás do jeito que reagimos ao mundo é o 1º passo. A emoção é apenas a camada superficial que funciona como sinal de alerta! Aceitação é a forma de permitirmos nos libertar das repetições que nos bloqueiam e nos impedem de superarmos limites.
🤪
É IMPORTANTE SE EXPRESSAR! Mesmo quando atingimos um certo nível de autoconhecimento, nunca será o bastante caso não consigamos nos expressar. Principalmente com relação às pessoas mais próximas e que influenciam diretamente nosso estado de humor.
🌸
Para tirarmos o melhor proveito das experiências, indico CHESTNUT BUD (Bach): Para pessoas que têm dificuldade de aprender com as lições da vida, que repetem os mesmos erros várias vezes.

Nenhuma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *