No filme Dervetida Mente, esta emoção é representada pela personagem Nojinho! Nojinho é criteriosa em suas avaliações atuando com senso crítico sobre tudo de novo que aparece.
🤢
O nojo é uma das emoções básicas conhecidas desde os trabalhos de Darwin sobre a emoção animal. A função adaptadora que o nojo cumpre é rejeitar todos os estímulos que podem provocar uma intoxicação. As náuseas e o mal-estar contribuem para evitar qualquer ingestão danosa para o corpo. Além disso, com o tempo, essa emoção tem ganhado um caráter social de rejeitar os estímulos sociais tóxicos para nós.
🤮
Essa sensação de repulsa pode se originar de várias coisas, incluindo um sabor desagradável, visão ou cheiro. Pesquisadores acreditam que essa emoção evoluiu como uma reação a alimentos que podem ser prejudiciais ou fatais. As pessoas também podem experimentar nojo moral, quando observam os outros envolvidos em comportamentos que eles consideram desagradáveis, imorais ou ruins.
🧐
Nojinho protege Rilley de constragimentos!
Quando estamos com esta emoção exacerbada, ela pode nos impedir de vivenciarmos novas experiências e ficamos estagnados em uma situação. Não é medo: é um excesso de senso crítico que nos faz considerar aquilo que é novo como “ameaçador”! Perdemos, assim, a possibilidade de experimentarmos novos sabores, novos cheiros, novas condições sociais.
🌼
A essência floral BEECH de Bach me parece um “nojo” exacerbado! Foi descrito por Dr. Bach como o remédio para aqueles que ‘precisam sentir mais bondade e mais beleza em tudo o que os rodeia’. As pessoas em estado Beech são intolerantes perante as diferenças… o diferente! Falta-lhes compaixão e entendimento das circunstâncias e percursos de vida dos outros, assim como a capacidade de entender que eles também estão se esforçando para se aperfeiçoar, a seu jeito. Por vezes, a intolerância de Beech se manifesta em explosões de irritabilidade: o floral ajudará encorajando a tolerância e a compreensão e, à medida que isso ocorre, a irritabilidade vai desaparecendo.
🌸
Beech pode ajudar a pessoa a experimentar um jeito novo de viver, a aceitar novas experiências!

Nenhuma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *